Páginas

Olá, amigas e amigos apaixonados pela educação infantil como nós do CEIPA. Neste blog, poderemos trocar ideias de atividades, leituras e brincadeiras. Sempre que possível darei dicas de unidades de estudos, para realizarmos com os pequenos... Será um blog diferenciado, com atividades lúdicas e desafiadoras para as nossas crianças. Espero que todos gostem!!!! Abraços Nati

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ESTABELECER LIMITES NÃO TRAUMATIZA E PODE AJUDAR

 
    As crianças precisam adquirir regras de condutas e valores. Essas regras são dadas pelos pais e pelos educadores. Quando as crianças são capazes de respeitar limites, é possível para elas, com ajuda de pais e professores ir além desses limites. Ou seja, as crianças só podem criar novas regras quando conhecem e até chegaram a respeitar os limites oferecidos anteriormente. Por isso, é importante encorajá-las a fazer coisas novas, mas sabendo até onde se pode ir e conhecendo quais são os limites, pois isso dá segurança às crianças e não significa ser autoritário. Dar responsabilidades não traumatiza as crianças. Por esse motivo, os limites não devem ser entendidos como negativo, isto é, como as condutas para além das quais as crianças não podem ir. Os limites devem ser compreendidos também num sentido positivo, já que eles permitem que a criança saiba onde está, qual a sua posição no espaço social e o que faz se sentir segura.
    Como contribuir com o estabelecimento dos limites para as crianças? Preparando-a para entender que não pode fazer o que quiser na hora que quiser. É necessário discutir sobre as razões dos limites a serem respeitados. É importante não criar limites gratuitos ou excessivos porque isso age contra a liberdade da criança, contra a sua criatividade, e impede que ela desenvolva sua capacidade de exploração, prejudicando, dessa forma, sua autonomia e seu desenvolvimento.
   Por outro lado, o castigo só tem sentido quando a criança percebe seu significado, sua lógica, sua justiça e sua coerência. Bater numa criança porque não respeitou as regras não contribui na aquisição de valores morais. (p. 79)

PARRAT-DAYAN, Silvia. Como enfrentar a indisciplina na escola: Editora Contexto, 2008.
Este livro foi trabalhado com as professoras do CEIPA neste mês de outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário